“Ho, ho, ho, Feliz Natal…” ou talvez seja melhor dizer: “BOOO!” Porque hoje a gente vai falar de uma das figuras mais bizarras do Natal: o Krampus! Já imaginou um “Papai Noel demoníaco” que aparece pra punir crianças malcriadas!? Pois é, galera! Bora conhecer mais sobre esse ser sinistro que toca o terror na época mais legal do ano.
Bom, pra começo de conversa, quem é o esse tal de Krampus?

Ele é uma versão sombria do Papai Noel: enquanto o bom velhinho é bonzinho, generoso e dá presentes para as crianças comportadas, o Krampus pune as aquelas que aprontam. E não estou tô falando daquele beliscão ou puxão de orelha que nossa mãe dava, não… O Krampus pode te dar umas chicotadas com galhos (se bem que umas mães tb faziam isso né…) e pior, te botar dentro de um saco e te jogar no rio, ou até, segundo algumas lendas, direto para o INFERNO! (Eu hein…)
De acordo com a lenda, a coisa mais leve que ele poderia fazer seria deixar um carvão pra criança na noite de Natal. E convenhamos que considerando as outras opções, o carvão não é tão ruim assim! Bom, se bem que o melhor mesmo seria comportar né!
Qual é a aparência do Krampus?
Nada menos do que SINISTRA! Se liga nesse visual, galera: segundo a lenda, ele é metade homem e metade cabra, tem uma pele escura e peluda, chifres enormes e arrasta umas correntes pra avisar que ele tá chegando, além de um cesto com galhos, usados, provavelmente, pra surrar as “póbi” das crianças. Dá até mais vontade de se comportar bem, não dá?

Qual a origem do Krampus?
A história do Krampus é bem antiga, muito antes do Papai Noel moderno. Surgiu na Europa, na região onde hoje estão a Áustria, Alemanha, Suíça, entre outros, antes da tradição cristã se popularizar por lá. A lenda do Krampus tem uma influência muito grande da mitologia Nórdica, que acreditava em espíritos da floresta que puniam os maus e recompensavam os bons, na época do solstício de inverno. E o povo celebravam esses espíritos na tentativa de acalmá-los.
Quando o Cristianismo se estabeleceu por lá, várias tradições pagãs foram absorvidas e reinterpretadas pela Igreja. Com isso, Krampus acabou sendo associado a festa de são Nicolau, vulgo Papai Noel, que acontece no dia 6 de dezembro.

Celebração e festa do Krampus!
Até hoje, vários países ainda celebram o Krampus! Na Áustria, por exemplo, tem a famosa Krampuslauf, que é tipo desfile onde as pessoas se fantasiam de Krampus e saem pelas ruas chacoalhando correntes e assustando crianças e adultos que param para assistir a parada.
Já na Alemanha, existe a Krampusnacht, que acontece no dia 5 de dezembro, onde o Krampus e o São Nicolau desfilam lado a lado, o bom velhinho distribuindo doces e agrados para as crianças, e o Krampus dando carvão e ameaçando todo mundo.
Além desses lugares, a festa do Krampus também é celebrada em outros países, não só da Europa, mas até mesmo nos Estados Unidos, onde essa tradição tem ganhado cada vez mais força e adeptos.

Krampus na Cultura POP!

Na Cultura POP, por exemplo, que tem um público que adora histórias macabras, o Krampus chegou a ganhar um filme, lançado em 2015, chamado KRAMPUS (por essa vocês não esperavam, hein…), que é um terror com uma pitada de comédia. Alguém aí já assistiu?

Além disso, o personagem chegou a fazer aparições em algumas séries, como “American Dad” e até em “The Office”, em um episódio de Natal.
Então, agora que vocês já conhecem a história, dia 25 tá chegando aí, quem você tá esperando receber? O bom velhinho com uns presentes porretas? Ou o KRAMPUS com carvão e umas varadas de marmelo nas costas!?
Deixa aqui nos comentários o que vocês acharam desse carinha e me contem também se vocês conhecem outras tradições estranhas de Natal!
E Compartilhem essa postagem com aquela pessoa que você acha que tá arriscando receber a visita do Krampus esse ano!
Por hoje é isso! Valeu pela companhia nessa leitura, até a próxima! Feliz Natal!
AAAAh e assista nosso vídeo!